Receba dicas de decoração por e-mail.

Decoração de Quarto de Solteiro Feminino: Guia Completo

miniatura do post - Decoracao de Quarto de Solteiro Feminino Guia Completo
46 Flares 46 Flares ×

Uma bela e bem feita decoração de quarto de solteiro feminino faz toda a diferença para quem está saindo da adolescência ou mora sozinha, pois alem de gerar conforto e tranquilidade, também ajuda de forma prática no dia a dia da pessoa.

O quarto, para a grande maioria das mulheres, é um local bastante particular e intimo, onde relaxam, se arrumam minimamente antes de sair, convidam amigas para longas conversas, etc, por isso é importante que o quarto seja bonito, prático e tenha bastante personalidade.

Porem, muita gente tem medo de errar na decoração do seu quarto de solteiro feminino, e outras, simplesmente não sabem o que fazer para decorar e deixar o ambiente ainda mais bonito e atraente.

Se você também não sabe o que ou como fazer a decoração do seu quarto, não se preocupe!

Continue lendo esse post, nele vou te passar um guia repleto de dicas, truques e sugestões de decoração de quarto de solteiro feminino, e também várias fotos com diversas ideias encantadoras que irão te ajudar a criar um quarto muito mais bonito, funcional e confortável, para que você possa descansar, estudar, trabalhar e receber convidados com mais conforto e tranquilidade.

Vamos lá?!

 

10 passos cruciais para fazer uma belíssima decoração de quarto de solteiro feminino

Decoração de quarto de solteiro feminino
Por: Rafaela Lourenço | Imagem: Haruo Mikami

 

1 – Antes de tudo…

Bloco de anotações e canetas
Imagem: Cohdra

Para começar com o pé direito e conseguir realizar a decoração do seu quarto de solteiro feminino de maneira mais rápida, fácil e organizada, é indispensável que você comece o projeto com uma entrevista detalhada sobre você e como você vive.

Assim, saberá com maior profundidade e confiança o que você realmente precisa no seu quarto e como ele deverá ser para funcionar da melhor maneira.

Veja algumas perguntas que poderá fazer a você mesma para chegar a um bom consenso:

  • Qual é o objetivo principal do meu quarto?
  • O que mais gosto de fazer quanto estou no meu quarto?
  • Eu quero um ambiente calmo e suave ou alegre e com personalidade?
  • Eu viajo com frequência?
  • Assisto TV no quarto?
  • E por ai vai…

As respostas irão narrar qual será o layout do ambiente e quais serão as coisas mais importantes para você no seu quarto.

Por exemplo, se você gosta e tem o hábito de ler livros ou revistas, então uma cadeira para leitura e uma boa iluminação serão um ótimo investimento!

Se você viaja bastante, então precisará de um quarto que exija pouca manutenção.

E se assistir filmes a noite ou noticiários de manhã é uma coisa que você sempre faz, então uma poltrona ou cama em frente a uma TV é algo que será muito útil para você.

Faça uma lista com tudo que gostaria de ter no seu quarto, e quando for fazer a decoração, foque primeiro nas coisas que são extremamente importantes e essenciais para você no seu quarto, depois, se o seu orçamento der, vá adicionando com calma as outras coisas que são menos importantes, mas tome cuidado para não encher demais o ambiente.

 

2 – Estilo

Agora que você já anotou as coisas importantes para seu quarto, é hora de definir um estilo de decoração para ele!

Existem vários estilos diferentes, cabe a você escolher aquele que mais te agrada e que você mais quer para o seu quarto.

Veja alguns dos principais estilos de decoração de interiores:

  • Clássico/Tradicional
  • Contemporâneo/Moderno
  • Minimalista
  • Chic/Casual
  • Rústico/Country
  • Oriental/Asiático
  • Provençal/Romântico
  • Tropical/Praiano
  • Retro
  • Vintage

Escolha apenas um estilo de decoração para seu quarto, assim ficará muito mais fácil na hora de montar o ambiente.

Escolhendo e seguindo apenas um estilo principal para a decoração do seu quarto de solteiro feminino, você irá saber com maior firmeza qual deverá ser o estilo dos itens e quais cores serão mais agradáveis para o ambiente.

Fazendo com que as peças e os detalhes se combinem entre si de maneira quase que automática e fará com que o ambiente ao todo fique mais coerente e harmonioso.

Clássico/Tradicional:

Decoração de quarto de solteiro feminino estilo clássico tradicional
Imagens: Divulgação

Contemporâneo/Moderno:

Decoração contemporânea moderna em quartos de solteiro femininos
Imagens: Divulgação

Minimalista:

Quartos de solteiro femininos com estilo minimalista
Imagens: Divulgação

Chic/Casual:

Decoração chic casual de quarto de solteiro feminino
Fotos: Divulgação

Rústico/Country:

Quartos com decoração rústicas de solteiro femininos
Imagens: Divulgação

Oriental/Asiático:

Decoração de quarto feminino de solteiro com estilo oriental asiático
Imagens: Divulgação

Provençal/Romântico:

Quartos femininos de solteiro com estilo provençal romântico
Fotos: Divulgação

Tropical/Praiano:

Decoração de quarto de solteiro femino no estilo tropical praiano
Fotos: Divulgação

Retro:

Quartos de solteiro feminino com decoração no estilo retro
Imagens: Divulgação

Vintage:

Decoração vintage em quartos de solteiro femininos
Imagens: Divulgação

 

3 – Cores do ambiente

Antigamente a cor mais usada em quartos femininos era a cor rosa, e em quartos masculinos a cor azul, porem, hoje em dia, a forma de decorar quartos mudou bastante, tanto que não existe mais esse tipo de analogia.

Dessa forma, pode ser usada qualquer cor em qualquer tipo de quarto, bastando apenas que se preocupe em deixar o ambiente com a cara e ao agrado do dono, ou da dona.

Quando for escolher as cores da decoração do seu quarto de solteiro feminino, como a cor das paredes, roupas de cama, móveis, objetos de decoração e acessórios, escolha cores que se encaixem e combinem com o estilo de decoração que você escolheu para seu quarto, e que também espelhem o tipo de ambiente que você quer que o quarto tenha.

Pois cada cor proporciona uma sensação diferente, e pode mexer com seu humor, por isso é importante pensar com cuidado na hora da escolha das cores do ambiente.

Por exemplo:

Cores frias, suaves e em tonalidades mais claras, como por exemplo, tons pastel, ajudam a criar um ambiente mais calmo, sereno e relaxante.

As cores quentes, vivas e em tons mais escuros e vibrantes, ajudam a tornar o espaço mais alegre, aconchegante e com bastante personalidade.

Uma ótima dica para facilitar a escolha das cores para o projeto e evitar maiores erros, é escolher uma ou duas cores em tons diferentes e uma ou duas cores neutras para servirem de base, por exemplo:

Rosa (cor quente) + verde (cor fria) + branco (cor neutra)

Dica Extra: Use uma cor quente e uma fria (+ a cor neutra de base) assim a decoração do ambiente terá um belo contraste.

E você pode também usar apenas uma cor, mas em tonalidades diferentes, por exemplo:

Rosa claro (cor quente) + rosa escuro (cor quente) + branco (cor neutra) + cinza claro (cor neutra)

Claro, existem muitas outras formas de combinar cores, mas essas dicas que te passei já deverão te ajudar bastante na escolha das cores para seu projeto.

Busque sempre dar mais destaque para apenas uma cor na decoração, de preferência uma cor neutra, como por exemplo, o branco, e deixar as cores mais alegres para criar contrastes em alguns pontos do ambiente.

Dica Rápida: Se o seu quarto for pequeno, prefira cores mais claras na decoração, pois ajudam a dar sensação de amplitude no ambiente. Cores claras ampliam, cores escuras diminuem.

Quarto aconchegante com cor escura nas paredes:

Decoração para quarto de solteiro feminino em cores escuras
Por: Raina Cox

Quarto pequeno com tons mais claros em todo o ambiente:

Quarto clássico de solteiro feminino em cores claras
Imagem: Dulla / Casa e Jardim

Quarto sereno em tons suaves de azul:

Decoração de quarto de solteiro feminino azul
Por: Arquiteta Andréa Parreira

Ambiente decorado com duas cores quentes diferentes (rosa e laranja) e duas cores neutras (branco e cinza):

Quarto de solteiro feminino decoração rosa e laranja moderno
Foto: Michael J. Lee Photography

Paleta de cores básica com cores frias e quentes em tons diferentes:

Cores frias quentes e neutras - decoração

 

4 – Teto

Cores e texturas: 

Quarto feminino de solteira confortável com teto simples
Por: Vanessa De Vargas

Em quartos de solteiro, a melhor escolha é manter o teto (ou forro) sempre mais neutro e clean, assim você terá muito mais liberdade para brincar e ousar na decoração do resto do ambiente.

Agora, se você quer algo com mais personalidade, saiba que existem várias coisas que podem ser feitas no teto para que ele fique diferenciado, como por exemplo, fazer listras, usar papel de parede, tecido ou apenas pintar com uma cor ousada!

Para investir com maior segurança em uma decoração diferenciada e intensa para o teto, procure deixar as paredes do cômodo em cores neutras para não sobrecarregar tanto o ambiente.

Dica Extra: Se o seu quarto possui pé direito baixo, evite cores escuras no teto, pois elas farão com que o teto pareça ainda mais baixo que o normal. No entanto, se você quer mesmo assim dar uma diferenciada no teto prefira cores mais claras e suaves, como por exemplo, cores em tons pastel.

Porem, se você quer algo ainda mais ousado, você pode fazer o teto com uma cor chamativa e as paredes com outra, basta seguir as regras de combinação de cores corretamente.

A dica de ouro nesse caso é: Deixe a maioria dos móveis em cores neutras. E alguns móveis e objetos (poucos) na mesma cor do teto e outros na cor da parede, assim o ambiente ficará mais harmonioso e bem interessante.

Dica Importante: Procure ter cuidado e não exagerar na decoração do teto, assim evitará que o ambiente fique sobrecarregado para que não te incomode na hora do descanso ou na hora de dormir, e assim também evitará que o seu quarto fique com cara de quarto infantil, muito cheio de detalhes e cores.

Com papel de parede no teto:

Teto decorado com papel de parede em quarto feminino de solteito
Por: SB Architects

Com papel de parede da parede ao teto:

Ideias decoração quarto feminino solteiro com papel de parede
Por: Designers de interiores Maria Fernanda Corrêa e Fernanda Coifman

Teto colorido:

Quarto com teto colorido de mulher solteira
Fotografia: Julie Soefer

Cores no teto e nas paredes:

Paredes e teto coloridos decorando quarto de solteiro feminino
Fotografia: Scott Van Dyke for Haisma Design Co.

 

Forro de gesso:

Quarto moderno feminino de solteiro com forro de gesso sofisticado
Imagem: Mesraem Ceniza

Se você procura algo mais sofisticado e moderno, invista em um forro de gesso com sancas, rasgos ou molduras decorativas, o resultado fica sensacional!

Dica Extra: Se seu quarto é pequeno, uma ótima dica é colocar o forro de gesso e pintar da mesma cor da parede, de preferência na cor branca mesmo ou outra bem clara, assim o ambiente ganhará uma sensação de continuidade da parede com o teto que fará o cômodo parecer maior.

 

Vigas:

Quartos de solteiro feminino usando as vigas do teto como decoração
Imagens: Divulgação

Caso o seu quarto não seja forrado, e possua as vigas aparentes, saiba que elas podem ser (e são) ótimas peças de decoração.

Procure um profissional para lixar e pintar com uma cor que valorize seu quarto ou peça apenas para envernizar as vigas para que fiquem com uma cara mais nova.

Dessa maneira elas darão um belo destaque no seu quarto e contribuirá com a decoração de todo o ambiente!

 

5 – Paredes

Tinta:

Quando se trata das paredes, pintar todas elas com uma cor neutra e clara, é com certeza uma das melhores alternativas.

Já que isso te proporcionará muito mais liberdade quando for decorar o quarto, facilitando mudar o estilo de decoração do ambiente quando sentir vontade, sem se preocupar com que os acessórios ou móveis novos combinem com as paredes.

Contudo, pintar as paredes com uma cor neutra e clara não é uma regra a ser rigorosamente seguida.

Você também pode pintar todas as paredes com uma cor mais alegre (aconselho usar cores em tons pastel para não ficar muito chamativo e “pesado” aos olhos).

Uma outra opção é pintar três paredes com uma cor e apenas uma com um tom mais escuro (essa técnica ajuda a dar sensação de profundidade ao cômodo).

Dica Extra: Se o seu quarto é pequeno prefira cores mais claras para as paredes.

Quarto com as paredes em cor clara e neutra:

Dicas de decoração de quarto solteiro feminino com paredes neutras
Por: Vuong Interior Design

Quarto com todas as paredes em uma cor mais alegre (verde sálvia):

Quarto de solteiro eclético decorado e todas paredes pintadas de verde
Designer: Annsley McAleer / Foto: Ben Gebo

Com uma parede em destaque:

Quarto de mulher solteira decorado com uma parede em destaque
Por: Michelle Hinckley

 

Papel de parede:

Se você quer ir mais adiante do que apenas usar 2 ou 3 mãos de tinta nas paredes, uma ótima opção é usar papel de parede.

O papel de parede pode custar mais caro que uma lata de tinta, mas se você deseja algo com mais personalidade, então é uma ótima escolha.

Existem centenas, ou melhor, milhares de tipos de papel de parede.

Existem lisos, com estampa floral, geométrica, listras, papeis de parede com efeitos visuais, com textura aveludada, em relevo, e por ai vai…

Se você tem um quarto pequeno procure usar o papel de parede em apenas uma parede do cômodo, para evitar que o espaço pareça ainda menor.

Um bom lugar para colocar é na parede que fica a cabeceira da cama, assim não ficará no seu campo de visão quando for deitar para dormir, evitando desconforto visual.

Dica Rápida: Você pode colocar o papel em qualquer parede do seu quarto, porem evite colocar na parede que ficará de frente para você quando você estiver deitada na cama, assim evitará qualquer possível desconforto visual.

Se você tem um quarto grande e quer usar papel de parede em todas as paredes, escolha um papel de parede menos chamativo e em cores mais suaves, assim você irá demorar mais tempo para enjoar e irá gerar menos desconforto visual.

E lembre-se, se você for decorar a parede com papel, escolha um que combine com o estilo de decoração que você escolheu para seu quarto, dessa maneira tudo irá se encaixar mais fácil.

Dica Extra: Papel de parede com listras horizontais faz o quarto parecer mais largo, e papel de parede com listras verticais faz o quarto parecer mais alto!

Papel de parede com listras verticais:

Como decorar um quarto de solteiro feminino com papel de parede
Imagem: Casa e Jardim

Listras horizontais:

Decoração de quarto de solteiro feminino com papel de parede
Por: Arquiteta Andrea Murao | Foto: Edu Castello / Casa e Jardim

Atrás da cabeceira da cama:

Quarto com decoração elegante feminino de solteiro e papel de parede
Foto: Posh Interiors

Com papel de parede em todas as paredes em forma de listras:

Papel de parade criando decoração de quarto de solteiro feminino
Foto: Hoi Ning Wong © 2014 Houzz

 

Adesivos decorativos:

Uma outra possibilidade para decorar as paredes do seu quarto de solteiro feminino é usar adesivos decorativos, pois alem de serem bem baratos, é fácil de colocar e fácil de remover.

Dica Rápida: A parede precisa estar no mínimo com uma ou duas mãos de tinta para que o adesivo fique bem apresentável.

As possibilidades são infinitas, porem, uma ideia que eu acho bem bacana é pegar uma frase inspiradora, citação favorita, trecho de um livro ou uma fala do filme predileto e pedir para fazer um adesivo com um tamanho legal e colar na parede do quarto.

Ou então, pedir para fazer vários adesivos do mesmo tamanho (médio para pequeno) e depois colar em uma parede toda, deixando espaços iguais entre cada adesivo, fica bem legal também!

Adesivo criativo atrás da cabeceira da cama:

Decoração de quarto de solteiro feminino adulto com adesivo de parede
Por: Isolina Mallon Interiors

O adesivo de pássaros voando trouxe movimento ao ambiente:

Adesivo de passáros decorando parede de quarto feminino de solteiro
Foto: Holly Marder

Outro adesivo bastante criativo:

Adesivo criativo na decoração do quarto de solteiro feminino
Por: SVOYA studio

 

Outras opções:

Há muitas outras opções de decoração para as paredes que também poderão deixar o quarto mais bonito e elegante, porem, são mais caras e demoradas, como por exemplo, usar pedras, fazer grafiato para destacar uma parede, entre outras coisas.

Fica bem legal, mas precisam de uma reforma mais planejada.

 

6 – Chão

Para o chão do quarto, em minha opinião, os melhores tipos de revestimentos para se usar é o piso vinílico ou o piso de madeira laminado.

Pois são de colocação simples (na maioria dos casos podem ser colocados diretamente sobre o piso que o quarto já possui), fácil limpeza e trazem bastante conforto para o ambiente (pois não são pisos tão frios como os de cerâmica ou porcelanato).

Sem contar que possuem um preço razoavelmente bom, se comparado com outros tipos de pisos e combinam com basicamente todos os estilos de decoração.

No entanto, há outras opções de piso que você também pode escolher para usar no seu quarto, como por exemplo, piso de tacos de madeira, de tábuas de madeira, piso de madeira de demolição, piso de porcelanato, de cerâmica, piso de granito e piso de mármore, são outras ótimas opções para quartos.

Dica Rápida: Piso de porcelanato, cerâmica, granito ou mármore são pisos frios, então se você optar em usar algum, procure usar alguns tapetes sobre ele, assim o ambiente ficará mais aconchegante e confortável, principalmente em épocas mais frias.

Agora, se você quer algo para que o chão fique ainda mais aconchegante e o quarto mais aquecido, você pode pedir para colocar carpete.

Dica Importante: Saiba que o piso de carpete é um dos pisos que dão mais trabalho de manutenção, pois precisam ser aspirados para não juntar pó e é bem fácil de manchar. Se você tem alergia a pó, então é melhor evitar o piso com carpete.

Quarto de solteiro feminino com piso de madeira laminado:

Quarto feminino com piso de madeira laminado
Foto: DKOR Interiors

Com piso vinílico:

Quarto moderno e confortável feminino
Projeto: Flávia Sá | Foto: Kuwabara

Com piso de tacos de madeira:

Decoração quarto feminino solteiro com piso de tacos de madeira
Projeto: Lelena César

Com tábuas de madeira:

Quarto de solteiro feminino decorado em rosa com piso de tábuas
Foto: Edu Castello / Casa e Jardim

Piso de madeira de demolição:

Quarto de solteiro feminino decorado com piso de madeira de demolição
Imagem: vhychenq

Piso de porcelanato:

Quarto de solteiro feminino minimalista com piso de porcelanato
Imagem: Mez

De mármore:

Quarto de solteiro feminido com decoração de luxo e piso de mármore
Por: Designer Nando Nunes | Imagem: Edgar César

Carpete:

Quarto feminino vermelho com carpete
Foto: Christian Garibaldi / Designer: Marisa LaFiosca

 

7 – Circulação

Pequeno quarto com decoração clean e bom espaco de circulação feminino
Foto: Arnestad Photography

Antes de escolher os móveis que irão formar a decoração do seu quarto de solteiro feminino, é preciso pensar como você irá acomodar eles no ambiente para que o cômodo fique funcional, prático e organizado.

Fazendo isso você terá melhor noção do que usar no quarto e quais devem ser as medidas aproximadas dos móveis para se que encaixem com maior perfeição no espaço e tudo fique mais organizado.

Dica Rápida: Use uma fita métrica para medir, depois anote em um papel as medidas aproximadas para os móveis, assim quando você for comprar os móveis (ou reformar os que você já tem), você saberá quais deverão ser as medidas ideais deles para que encaixem de maneira bonita e funcional no cômodo.

Escolha móveis proporcionais ao espaço do seu quarto, de forma que sobre espaço livre para circulação entre os móveis de no mínimo 60 cm, assim você poderá se movimentar pelo quarto com mais tranquilidade.

Dica Extra: Se o seu quarto for pequeno, encoste um lado da cama numa parede do cômodo, assim sobrará mais espaço livre para circulação. (Observação: Deixe 3 cm de espaço entre a cama e a parede para evitar riscos, manchas ou quebras na parede ou cama.)

 

8 – Móveis

Quarto neutro de solteiro feminino com decoração e móveis simples
Foto: Lisa Romerein

Na hora de mobiliar o cômodo, escolha somente móveis que realmente irão ser úteis para você ali.

Evite entupir o cômodo com muitos móveis, principalmente móveis desnecessários, assim o quarto ficará com mais espaço livre de circulação, ficará mais fácil para limpar e mais prático.

Veja a seguir alguns bons exemplos do que usar:

Cama:

Um dos principais móveis para um quarto, ou melhor, o principal, é a cama.

A cama é o elemento central do quarto, sendo assim, escolha com sabedoria e calma.

Se o seu quarto for pequeno, escolha uma cama um pouco menor, como cama de solteiro ou meio casal, se for de tamanho consideravelmente grande, sugiro que escolha uma cama maior, como de casal, queen size, king size ou quem sabe uma super king, assim você poderá dormir e descansar com maior conforto.

Se o espaço for para mais de uma solteira, existem algumas soluções como, cama beliche, uma cama com outra embaixo (retrátil) ou duas camas de solteiro, uma de cada lado do cômodo.

Dica Extra: Se você não encontrar uma cama que combine com a decoração do seu quarto, você pode comprar uma cama sem cabeceira e depois comprar uma cabeceira separada, com o estilo que quiser.

 

Mesa de cabeceira / Criado-mudo:

Ter uma mesa de cabeceira é bastante útil, pois servirá para apoiar objetos pequenos que você usa com mais frequência quando está na cama, por exemplo, celular, livro, luminária de mesa e até em alguns casos, o controle da TV.

 

Guarda-roupa, roupeiro ou cômoda:

Se o seu quarto for de tamanho grande, prefira um guarda-roupa espaçoso, se for de tamanho médio, prefira um roupeiro, agora se for um quarto pequeno opte por uma cômoda mais discreta.

Dica Extra: Se o seu quarto tiver um bom espaço e você tiver muitas roupas e sapatos, você pode comprar um closet pronto ou contratar uma empresa de marcenaria profissional para projetar e montar um pequeno closet planejado dentro de seu quarto!

Dica Rápida: Se você for comprar um guarda-roupa ou roupeiro, escolha um que tenha lugares para acomodar sapatos, bolsas e chapéus, pois será bem útil para manter as coisas mais organizadas.

 

Penteadeira:

Ter um espaço especial no quarto para se maquiar, arrumar o cabelo, etc… é de grande serventia no dia a dia de uma mulher, principalmente solteira, que trabalha, vai pra academia, estuda, sai passear, etc.

Por isso, se o seu quarto permitir (tiver espaço), adquira uma penteadeira com um grande espelho e luzes de LED!

Se o seu quarto for pequeno, você pode usar a própria cômoda onde você guarda suas roupas e comprar um espelho com um bom tamanho e uma moldura bonita, depois colocar sobre a cômoda para fazer dela sua penteadeira, fica bem bacana também!

 

Painel de TV:

Se você for usar TV no quarto, opte por um painel de TV para apoia-la, pois tem uma aparência mais “limpa” e ocupa menos espaço.

Se seu quarto for grande, você pode escolher uma alternativa mais diferente, como uma estante elegante ou uma estante planejada com espaços para apoiar alem da sua TV e eletrônicos, também livros e alguns objetos de decoração.

Se o seu quarto for pequeno e não tiver mais espaço, você pode colocar a TV na parede com a ajuda de um suporte para TVs, usar um pequeno nicho de parede para apoiar a TV, ou então colocar ela sobre a cômoda do seu quarto (se a cômoda não estiver sendo usada como sua penteadeira, é claro).

 

Cadeira de leitura:

Se você gosta e costuma ler, uma confortável e bela cadeira ou poltrona para leitura será um ótimo investimento para você!

Dica Extra: Posicione a cadeira ou poltrona em um local calmo e onde tenha uma boa iluminação para que você possa ler com mais facilidade.

 

Móveis planejados:

Se você tem um orçamento mais flexível e quer aproveitar cada centímetro do seu quarto da melhor forma, escolha móveis planejados, pois serão feitos sob medida para os espaços do seu quarto.

 

Móveis reformados:

Se você vai re-decorar seu quarto e não tem muito dinheiro para móveis novos, não se preocupe, pois tem uma ótima saída.

Em vez de comprar móveis novos, pegue os móveis usados de seu quarto e mande eles para uma empresa especializada em reforma de móveis (ou se você tiver experiência faça você mesma a reforma), dessa maneira provavelmente você irá economizar uma boa quantia em dinheiro.

A grande vantagem em reformar móveis em empresas especializas, é que você pode pedir para fazer qualquer coisa com eles, desde uma simples pintura, até um redesenho do móvel para que ele fique do jeito que você deseja, e para que combine com o estilo de decoração que você vai usar no seu quarto.

 

E não se esqueça que os móveis precisam combinar entre si, seguir um padrão de material, cor e estilo, assim tudo ficará mais bem ornamentado.

Evite exagerar na quantidade de móveis no ambiente, busque ser simples, pois coisas demais acabam por causar desconforto e stress.

Use os móveis que realmente te serão úteis, assim o quarto ficará mais leve, funcional e com espaço para você e algumas boas amizades!

 

9 – Acessórios

Os acessórios e objetos de decoração devem ser adicionados no final do projeto, de forma que complete e finalize a decoração do ambiente, trazendo personalidade e tornando o espaço único e mais pessoal.

Ao escolher os acessórios, escolha peças que combinem com o espaço e reflitam sua personalidade e gostos.

Busque acessórios com cores complementares as cores que você escolheu para seu quarto.

Dica Extra: Caso queira, você também pode usar alguns (em média dois ou três acessórios) em cores totalmente diferentes das cores do ambiente, dessa forma você quebrará um pouco a monotonia.

Aproveite os espaços de seu quarto e incremente alguns acessórios bem pensados, assim tornará o ambiente mais interessante e único, mas evite entulhar ou colocar coisas por toda parte, pois poderá deixar o quarto confuso e com cara de bagunçado.

Veja abaixo algumas boas ideias do que você pode usar e fazer para trazer ao seu quarto de solteiro feminino mais identidade, beleza e conforto:

Colchão:

Você pode até não perceber, mas o colchão é um acessório, e o mais importante em um quarto, pois é ele que te ajuda a relaxar, descansar e repor as energias no final do dia.

Por isso, escolha um colchão de qualidade, não economize, pois essa será a peça principal no seu quarto.

Em outras palavras, invista em seu sono! 🙂

 

Roupa de cama:

Quartos de solteiro feminino com decoração e belo jogo de cama
Imagens: Divulgação

A roupa de cama é um dos acessórios que mais chama atenção em um quarto, por isso escolha uma que valorize seu quarto e o torne mais bonito e harmonioso.

Se o seu quarto tiver algum tipo de arte na parede, que chame atenção, como papel de parede, escolha uma roupa de cama mais simples, sem estampas, com uma cor neutra ou uma cor que seja na mesma tonalidade do resto do ambiente.

Assim evitará que o quarto fique sobrecarregado por ter muitos pontos grandes de destaque.

Agora, se as paredes do quarto forem lisas, sem “desenhos”, você pode escolher uma roupa de cama mais chamativa e estilosa para fazer com que um dos destaques do quarto seja a cama.

Ou pode usar um jogo de cama mais simples e depois colocar uma manta estilosa no final da cama. Fica bem legal também!

 

Almofadas decorativas:

Adicione algumas almofadas (alem do travesseiro de dormir), assim você deixará a cama mais confortável e aconchegante.

Alem disso, as almofadas são perfeitas para adicionar mais cor e alegria ao cômodo e podem ser trocadas facilmente sempre que quiser.

 

Vaso decorativo:

Vasos decorativos também são ótimas peças para decorar um ambiente.

Você pode comprar um vaso estiloso e usar ele sem nada dentro, ou pode colocar flores para trazer mais vida ao espaço.

Dica Extra: Se você é uma pessoa bastante ocupada, flores artificiais (de plástico) serão a melhor escolha para você, assim você não terá que fazer a manutenção da planta constantemente.

 

Espelho:

A maioria das mulheres gosta de ficar horas se admirando pelo espelho, não é mesmo?!

Caso você também goste, então sugiro que escolha um espelho com um bom tamanho, de preferência um espelho do seu tamanho, para que você possa se ver por completo e conferir o look sempre antes de sair de casa.

Alem de ser de grande utilidade, o espelho também gera sensação que o cômodo é maior, e é uma bela peça na decoração!

 

Quadros:

Se o seu quarto tiver bastante espaço sobrando nas paredes, uma boa ideia é usar quadros.

Há várias maneiras de decorar um ambiente usando quadros, você pode adicionar um quadro grande com uma bela moldura, ou pode fazer um aglomerado com pequenos quadros e criar um padrão exclusivo, só seu.

Dica Importante: Antes de fixar o quadro na parede fique alerta para que o centro do quadro (ou do aglomerado de quadros) fique em média 160 cm do chão, assim eles ficarão no campo de visão ideal para que possam ser apreciados de forma fácil e confortável por todos.

Dica Bônus: Antes de pregar ou fixar o quadro (ou quadros) na parede, recorte alguns pedaços de papelão (ou papel) no tamanho dos quadros que você tem e fixe na parede com fita adesiva para fazer uma simulação, assim você poderá visualizar se o quadro irá realmente ficar bom naquele lugar, evitando manchas ou furos errados pelas paredes.

Quadro de tamanho médio decorando a parede atrás da cabeceira da cama:

Decoração contemporânea em quarto de solteiro de mulher com quadro
Por: Claire Stevens Interior Design / Toby Scott

Aglomerado de quadros pequenos e assimétricos:

Decoração quarto de solteiro feminino com aglomerado de quadros
Foto: Edu Castello / Casa e Jardim

Forma correta de posicionar quadros na parede:

Maneira correta de distribuir posicionar quadros na parede
Imagem: Arte/UOL

 

Cortinas ou persianas:

As cortinas ou persianas são ótimos elementos para trazer mais privacidade ao cômodo e também ajudam a bloquear a entrada de luz no ambiente, se necessário.

As cortinas trazem um ar mais fresco e elegante ao quarto e as persianas trazem um ar mais moderno e clean.

Procure escolher o modelo que mais combine com o estilo do seu quarto.

 

Nichos e prateleiras:

Nichos e prateleiras decorando quarto feminino de solteiro
Fotos: Divulgação

Se você precisa ou quer mais lugares para organizar objetos, livros, etc, ou tem bastante espaço livre nas paredes e quer dar um toque a mais na decoração, prateleiras ou nichos suspensos também são ótimas escolhas.

Neles você pode colocar objetos de decoração, porta-retratos, livros, e por ai vai…

Dica Extra: Nichos e prateleiras servem para outras coisas alem de organizar objetos ou decorar o ambiente. Eles também podem servir como apoio para o modem próximo ao computador ou para apoiar DVD, vídeo game ou aparelho de TV paga, próximos a TV!

 

Painel de anotações:

Caso você seja uma pessoa bastante ocupada e cheia de tarefas para fazer no dia a dia, um painel de anotações na parede será de boa utilidade para você.

Nele você poderá fixar bilhetes, anotações, convites e assim por diante, desta forma seu dia a dia será mais organizado e também evitará que esqueça compromissos importantes, como pagar tal conta, ir a uma reunião ou a um evento importante.

 

Mural de fotos:

Outra ideia bem bacana para adicionar num quarto, é um mural com fotos.

Podem ser fotos suas, fotos de lugares para onde você já viajou, fotos da família, dos animais de estimação, amigos, etc…

 

Porta-retratos:

Outra peça que ajuda a dar mais personalidade ao ambiente é o porta-retrato.

Adicione fotos suas, de sua família, parentes, amigos, de seus animais de estimação, etc, em alguns lugares do ambiente.

Dica Extra: Coloque um porta-retrato com fotos de sua família no criado mudo ao lado da sua cama ou em algum lugar que você possa sempre ver com facilidade. Não tem muita técnica, é apenas bom ter! 🙂

 

Pufes e banquinhos:

Se você tem várias amigas e gosta de receber visitas em seu quarto, alguns pufes ou banquinhos serão de grande utilidade.

Você não ia querer que suas amigas ou visitas se sentassem no chão, né?!

Dica Extra: Se seu quarto tem bastante espaço, considere a compra de um pequeno sofá, um banco estilo namoradeira ou alguns daqueles pufes bem grandes e fofos conhecidos como “puff fofão”, pois trará mais conforto a visita e fará o quarto ficar ainda mais confortável.

 

Tapete:

O tapete é um dos toques finais principais da decoração.

Pois alem de trazer mais conforto ao ambiente, ele também ajuda a decorar o espaço e serve também como delimitador de espaços no mesmo cômodo, caso o ambiente seja bem grande.

Sem contar que ele tem um papel muito importante no nosso dia a dia, que é de proteger nossos pés quando levantamos da cama para que eles não toquem diretamente no chão gelado, ajudando a evitar que fiquemos doentes, principalmente nas épocas mais frias.

Existem várias formas de usar tapete no quarto, cabe a você escolher o qual mais lhe agrada e o que mais valoriza o ambiente.

Para escolher um tapete que mais combine e harmonize com a decoração do ambiente, a regra básica de combinação é praticamente a mesma que é usada na roupa de cama.

Se a parede tiver algo chamativo, prefira um tapete mais clean, sem desenhos e cores mais neutras ou cores que harmonizem e combinem com algo no ambiente.

Se a parede for lisa, ai você pode ousar um pouco mais e escolher um tapete mais diferenciado, com texturas e cores, mas procure sempre escolher em cores que harmonizem com o restante do quarto.

Dica Extra: Se você gosta de mudar e mexer na decoração do quarto com mais frequência, sugiro que você escolha um tapete mais neutro e clean, assim você ficará mais livre para mudar ou incrementar a decoração do restante do quarto.

Tapete grande:

Decoração quarto solteiro feminino jovem com tapete grande
Por: Arquiteto Fernando Piva

Tapete na lateral da cama:

Quarto feminino decorado em cores neutras e tapete na lateral da cama
Decoração: Giseli Koraicho | Foto: Alexandre Dotta

 

Cabideiro de chão:

Cabideiros de chão para decoração de quarto de feminino de solteiro
Imagens: Divulgação

Um item bem legal e bastante útil para usar na decoração de um quarto de solteiro feminino, é o cabideiro de chão.

Pois alem de ser útil para pendurar itens como casaco, bolsa ou chapéu quando você chega em casa e está com pressa ou muito cansada para guardar no lugar certo, ele também é uma bela peça que ajuda a decorar o espaço.

 

Arara de roupas:

Arara de roupas decorando quarto de solteiro feminino
Imagens: Divulgação

Outro item bem legal e que ajuda a decorar e organizar o ambiente, é a arara de roupas!

Dica Rápida: Se você for comprar uma arara de roupas, escolha uma que tenha rodinhas, assim você poderá movimentar suas roupas com maior facilidade pelo quarto todo.

 

É claro que há muitos outros acessórios que podem ser usados para fazer a decoração de um quarto de solteiro feminino, por isso não se limite em apenas esses que citei, visite lojas de decoração, pesquise na internet, veja inspirações e use a sua criatividade para dar personalidade ao seu espaço!

 

10 – Iluminação

Luz geral:

Para a luz geral, aquela que geralmente fica no meio do teto do cômodo e ilumina todo o ambiente, escolha uma luminária bonita e elegante.

Pois não faz sentido decorar todo o quarto muito bem decorado e depois deixar a luz do teto de qualquer jeito. Não fica legal.

Existem luminárias de teto e lustres em diversos modelos diferentes a disposição no mercado, escolha uma que lhe agrade e mais combine com o estilo de decoração do seu quarto.

Dica Extra: Caso você escolha decorar o seu quarto com um estilo mais moderno e contemporâneo e use forro de gesso, uma boa ideia é pedir para instalar alguns spots de luz no forro para complementar a iluminação geral do ambiente. Fica bem bacana!

Diferentes tipos de luminárias de teto:

Quartos femininos de solteiro com lustres pendentes e luminárias
Imagem: Divulgação

Ambiente com spots de luz embutidos no forro:

Quarto de solteiro com tema voley feminino e spots no forro
Por: Ana Lúcia Danello e Vania Lúcia Guerreiro

 

Luz dirigida e arandelas:

Se possível ou for de seu gosto, use também luz dirigida ou arandelas, aquelas que são usadas para chamar a atenção para algo ou algum ponto especifico do cômodo, como por exemplo, um quadro ou uma parede.

Luzes dirigidas e arandelas decorando os ambientes:

Quartos femininos decorados com luz dirigida e arandelas
Imagem: Divulgação

 

Iluminação embutida:

Caso você queria algo mais ousado e diferenciado, você pode contratar uma empresa especializada para criar uma parede ou teto em gesso (ou madeira) com “ragos” e iluminação embutida.

Gera um efeito bem legal ao ambiente!

Ambientes com iluminação embutida:

Quarto de solteiro feminino com iluminação embutida no teto e parede
Imagem: Divulgação

 

Abajures e luminárias de mesa:

Se você tem o costume de ler na cama a noite, uma luminária de mesa ou abajur para colocar sobre o criado mudo ao lado da cama, será de grande utilidade para você!

Dica Rápida: Se você não for usar criado mudo no quarto e mesmo assim gosta de ler na cama, compre uma luminária de chão e coloque próxima a sua cama para iluminar e te ajudar na hora da leitura.

E se você tem uma mesa de trabalho no quarto, onde estuda ou trabalha, lembre-se de adicionar uma luminária de mesa para iluminar a área, caso precise.

 

Iluminação natural:

Decoração quarto solteiro feminino com bastante iluminação natural
Por: Arquiteta Andrea Murao

Lembre-se de deixar a luz natural entrar no seu quarto sempre que possível, pois ajuda a arejar o ambiente e a economizar eletricidade durante o dia!

 

11 – Bônus – Home office

Quarto colorido de solteiro feminino azul com home office simples
Foto: Claire Paquin

Se você precisa de um canto para estudar, trabalhar, ou simplesmente ler um livro, e não tem um cômodo da casa separado para fazer seu escritório, um home office no quarto será de grande utilidade para você!

Separe um canto do quarto que esteja sendo pouco utilizado e monte um home office!

Coloque uma mesa (ou bancada) espaçosa, uma cadeira confortável (de preferência com encosto para as costas), e se precisar, adicione algumas prateleiras ou armários na parede para acomodar seus livros, papeis ou materiais de trabalho e gerar mais organização.

Adicione também uma luminária de mesa ou de chão com bastante estilo para iluminar seu home office.

Veja mais dicas e ideias para montar um home office (pequeno) aqui!

 

12 – Bônus – Organização

Quarto feminino de solteiro despojado e alegre e bem organizado
Por: Paula Neder

Procure manter a organização, evite sapatos, roupas e coisas espalhadas pelo quarto, assim ele ficará sempre bonito, de forma que dará para ver e entender a decoração do ambiente e também estará sempre pronto para receber visitas!

Dica Extra: Organize as roupas e sapatos dentro do guarda-roupa (ou cômoda) de maneira bem feita, mesmo que não seja tão visível, pois também ajuda a deixar o quarto mais bonito!

 

39 fotos de decoração de quarto de solteiro feminino com mais um monte de ideias para você se inspirar

 

Completando…

Quarto com decoração rosa e azul de solteiro feminino
Foto por: Claire Paquin

O quarto é o lugar onde encontramos refugio e conforto diariamente, por isso monte e decore o seu com calma e planejamento para que ele fique prático, confortável e agradável.

A grande maioria das dicas de decoração de quarto de solteiro feminino que te passei nesse post, você mesma pode fazer, porem, quando tiver alguma tarefa mais complicada ou que você não tenha confiança em realizar, é melhor que você contrate um profissional qualificado para o trabalho.

Anote tudo que você gostou e te atraiu nesse post, depois faça alguns rascunhos (desenhos) em folhas de papel, de como poderá ficar o seu quarto, visando suas necessidades, gostos e limitações do ambiente, assim você encontrará a melhor maneira de montar o seu quarto, e ficará mais fácil para você começar e terminar o projeto.

 

Espero que as sugestões, dicas e ideias desse post, ajudem você decorar o seu quarto de maneira fácil e organizada, para que ele fique estiloso, bem arrumado e confortável, afim de que você possa descansar, receber convidados e ou simplesmente usufruir do espaço de maneira agradável, sem se preocupar com nada.

Caso você tenha alguma duvida, sugestão ou opinião sobre esse post ou decoração de quarto de solteiro feminino, deixe o seu comentário abaixo, assim que possível te responderei de volta!

E lembre-se, cadastre o seu e-mail na nossa lista exclusiva, assim você não perderá nenhuma novidade e dica do Feito Decoração.

Acompanhe o Feito Decoração também pelo Google Plus!

Abraço, até a próxima! 🙂



Dica Especial!

Você gostaria de decorar (ou re-decorar) a sua casa por conta própria, de maneira mais confiante e fácil, para que ela fique sempre confortável, bonita e do jeito que você gosta para poder relaxar e receber convidados com mais conforto e tranquilidade?

Se a sua resposta foi SIM, então essa dica é exatamente para você!

Convido você, a conhecer um ótimo (e didático) Curso de Decoração, onde mostra, em detalhes, como decorar e/ou reformar ambientes de uma casa de maneira fácil, correta e sem gastar muito!

Clique aqui e conheça agora todos os detalhes desse caprichado Curso de Decoração!

CONHECER CURSO DE DECORAÇÃO AGORA!


COMPARTILHE ESSE POST COM SEUS AMIGOS!

É rápido, fácil e eles vão amar!!
46 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 46 46 Flares ×


Cadastre seu email e receba dicas para decorar sua casa do Feito Decoração!

FIQUE POR DENTRO!

Cadastre seu e-mail abaixo para receber GRATUITAMENTE todas as atualizações do Feito Decoração!

Jamais divulgaremos seu e-mail.


10 comentários sobre “Decoração de Quarto de Solteiro Feminino: Guia Completo

    • Olá, Giovani!

      De nada, eu que agradeço a sua visita! 🙂

      Fico feliz em saber que gostou das dicas, espero que te ajudem.

      Abraços e sucesso na sua decoração!

  1. De coração agradeço pelo post maravilhoso, realmente esclarecedor, digo mais, inspirador. Muito generoso da sua parte compartilhar seu talento e conhecimento. Estaremos de olho.

    • Olá, Salete!

      obrigado pelo seu comentário, fico feliz em saber que gostou do post.

      Fique de olho, pois ainda traremos muito mais conteúdos feitos de coração!

      Abraço e sucesso na sua decoração! 🙂

    • Olá, Milly! 🙂

      Que bom que gostou das dicas e sugestões sobre decoração de quarto de solteiro feminino, fico feliz em saber te ajudaram.

      Tenho certeza que seu quarto ficou incrível!

      Abraço, volte sempre que quiser ou precisar!

  2. Olá grupo feitodec.

    muito obrigada pelas vossas dicas têm ajunda muito, poe favor cintinuem a enviar e o mundo fica mais alegre.

    um abraço p todos voces.

    Joice dos Santos

    • Olá Joice,

      fico muito feliz em saber que as dicas e ideias tem ajudado.

      Obrigado pelo carinho…

      Volte sempre que precisar, estaremos a disposição para ajudar da melhor forma possível!

      Forte abraço!! 🙂

Deixe um comentário

Oppa Design e Decoração


O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?