Receba dicas de decoração por e-mail.

Cortina para Pia de Cozinha: 5 Dicas Cruciais + Fotos

miniatura do post - Cortina para Pia de Cozinha Dicas Cruciais Fotos
36 Flares 36 Flares ×

Usar cortina para pia de cozinha não é uma coisa ultrapassada, da “época da vó” ou coisa só de quem mora em casa de campo.

É claro, dependendo do estilo e do tecido da cortina, ela pode sim gerar um ar de “época da vó” ou um ar de casa do campo, porem, hoje em dia com os diferentes tipos e modelos de cortinas para pia, é possível decorar e usar em qualquer tipo de ambiente, desde ambientes mais modernos até ambientes com estilo vintage.

Na cozinha, a cortina é bastante usada para esconder aquele vão que fica abaixo da pia quando não se tem um armário embutido ou até mesmo para esconder armários embutidos que já estão deteriorados e desgastados.

Também ajuda proteger objetos que são guardados de baixo da pia, possui preços bem acessíveis e continua sendo bastante utilizada na decoração, pois é uma ótima peça para decorar e trazer um toque a mais de personalidade e charme ao ambiente.

Alem disso, é uma ótima opção para quem mora em casa ou apartamento alugado que não possui armário embutido embaixo da pia ou então para quem no momento não tem condições financeiras para comprar um armário de pia.

A cozinha é um dos espaços de uma casa mais frequentado diariamente, e muitas vezes é esquecida quando o assunto é decoração, porem ela também merece ser bem decorada e atraente. Tornar a pia mais bonita e melhor apresentável fará toda a diferença na decoração do espaço como um todo.

Continue lendo essa matéria, nela vou compartilhar com você várias dicas úteis de cortina para pia de cozinha e dezenas de fotos para você se inspirar e tirar novas ideias que irão te ajudar a escolher a melhor cortina de pia para sua cozinha a fim de que ela fique ainda mais bonita e agradável para que você possa receber visitas ou cozinhar com mais prazer no dia a dia.

 

5 dicas úteis sobre cortina para pia de cozinha

cortina para pia da cozinha
Imagem: Mara Porto

 

#1 – Cuidados e precauções

Antes que comece a procurar (ou fazer) uma cortina para por na pia da sua cozinha, é importante que saiba de alguns cuidados e precauções que devem ser tomados.

 

Alimentos debaixo da pia

Ao usar cortina na pia da sua cozinha, evite, ou melhor, não guarde alimentos de baixo da pia, já que a cortina não vedará (fechará) totalmente o vão, dessa forma bichos como, baratas e ratos poderão facilmente entrar e contaminar os alimentos que ali estiver.

Para evitar esse problema, guarde alimentos no armário da cozinha e use o vão abaixo da pia para guardar apenas produtos de limpeza e utensílios de cozinha como assadeiras e panelas.

Dica Importante: Ao guardar utensílios de cozinha abaixo da pia, lembre-se sempre de dar uma rápida lavada no utensílio antes de usar, assim eliminará possíveis contaminações.

 

Crianças pequenas 

Usar cortina na pia não é a melhor opção para decorar ou organizar uma casa onde tenha bebês.

Bebês que estão aprendendo a engatinhar ou andar, são verdadeiros “aventureiros”, pois tudo a sua volta é novo e interessante. Inclusive a sua cortina da pia, hahaha! 🙂

Contudo, alem da possibilidade do bebê arrancar a cortina (literalmente) que não é tão grave, também há possibilidades de acontecer acidentes.

Por isso se você tem crianças pequenas em casa, evite usar cortina em qualquer pia até que a criança fique um pouco maior.

 

#2 – Combinações

Na hora de escolher a cortina para a pia da sua cozinha, escolha uma que seja do seu agrado, mas que ao mesmo tempo combine com o ambiente.

Para criar um clima mais romântico e leve, opte em usar cortinas para pia de tecidos mais finos, de renda, estampas florais, estampa de bolinhas, etc.

Para elaborar um clima mais discreto, sério ou moderno, opte em usar cortinas de tecidos mais grossos e pesados, cortinas lisas (sem estampas), cortinas em cores mais neutras ou em uma cor que na cozinha tenha em maior destaque, assim a cortina irá se incorporar no ambiente e não chamará tanto a atenção.

Se a sua cozinha é toda branca ou toda em uma única cor, para dar um toque descontraído, escolha uma cortina mais alegre, com cores e estampas mais chamativas.

Agora, se a sua cozinha já possui elementos que são bastante chamativos, como por exemplo, adesivos de parede ou pastilhas, prefira uma cortina mais simples, com poucas estampas, em cores neutras ou em cores que combinem com algo no ambiente, fazendo isso o espaço ficará mais harmonioso e não ficará sobrecarregado por conta do excesso de pontos chamativos.

Cortina de pia colorida e estampada em destaque:

cortina para pia de cozinha com trilho
Imagem: Robbie Caponetto

Cortina de pia neutra incorporada de forma discreta na decoração da cozinha:

cortina para pia de cozinha passo a passo
Foto: Richard Leo Johnson

Cortina trazendo cor ao espaço e combinando com o adesivo na geladeira:

como fazer uma cortina para pia da cozinha
Imagem: Miquelina Motta Moura Polonine

 

#3 – Tecido

Quando for escolher a cortina (ou o tecido para fazer a cortina), escolha um tecido de qualidade para que não estrague fácil e proteja as panelas, vasilhas ou produtos de limpeza que estiverem armazenados embaixo da pia.

Dica Extra: Tecidos com tratamento anti-mofo e que repelem líquidos (não molham com facilidade) são ótimas opções para usar na pia da cozinha, pois são mais resistentes e possuem maior qualidade.

E lembre-se de medir a sua pia antes da compra, assim evitará que a cortina fique muito pequena ou muito grande.

O ideal é que a cortina fique levemente franzida horizontalmente, e de 1 a 3 centímetros de altura do piso da cozinha para que não fique arrastando, assim ela não ficará encardida e ficará melhor apresentável.

 

#4 – Tenha reservas

É sempre bom ter pelo menos uma ou duas cortinas de reserva, assim sempre que você precisar retirar a cortina usada para lavar, você terá outra reserva para substituir, dessa maneira sua cozinha ficará bonita e bem apresentável todos os dias.

 

#5 – Onde comprar

As cortinas de pia de cozinha podem ser facilmente encontradas na maioria das lojas de decoração e também em lojas on-line pela internet.

Recomendo que antes de sair por ai comprando, confira atentamente as dicas e sugestões apresentadas nessa matéria, bem como as fotos e ideias para que você saiba com maior firmeza qual a melhor cortina para usar na sua cozinha.

Depois visite várias lojas de decoração na sua cidade e também lojas on-line e compare modelos, tecidos e preços, dessa forma você conseguirá escolher uma bela cortina de pia para decorar sua cozinha e de quebra ainda poderá economizar um dinheirinho.

 

#6 – (Bônus) – Como fazer a sua própria cortina de pia de cozinha

Caso você não encontre em lugar algum uma cortina bacana para por na pia ou você queira economizar (ainda mais) dinheiro, você pode fazer por conta própria a sua cortina (caso você tenha habilidade em costurar) ou pedir para uma costureira fazer.

Você só precisará medir o comprimento e a altura do vão abaixo da sua pia, comprar um tecido bonito e de qualidade que combine com a ideia que você quer para sua cozinha, um suporte para pendurar a cortina na pia, podendo ser um convencional varão, ou velcro, ou até mesmo um simples fio de barbante resistente e pronto, mão na massa!

Na internet há vários posts e vídeos ensinando como fazer cortina para pia de cozinha passo a passo.

Veja abaixo alguns passo a passos bem bacanas:

Posts:

  1. Modo de fazer: cortina colorida (em patchwork)
  2. Desafio 14 – Cortina para pia da cozinha (fixada na pia com velcro)
  3. Cortina de pia: um charminho na cozinha (fixada com velcro também)
  4. Cortina passo a passo
  5. Minha cortina de pia feita com tecidos da linha ID Karsten Decor. Passo a passo!! (cortina para pia mais elaborada)

Videos:

  1. Como fazer uma cortina para armário
  2. DIY | Cortina de pia, gastando pouco!
  3. Cortina para pia (gastando bem pouquinho)

 

Dica Importante: Caso tenha problemas com qualquer link acima, por favor, peço que me avise o quanto antes (deixe um comentário logo abaixo, no final dessa página), dizendo qual é o problema. Farei o meu melhor para corrigir e ajudar você e os demais visitantes do Feito Decoração. Obrigado.

 

25 fotos de cortinas para pia de cozinha para você tirar ideias e se inspirar

1

cortina de pia cozinha
Foto: Romain Ricard

2

cortina para pia de cozinha galinha da angola
Imagem: Fazendo Arte com Dinha / Divulgação

3

cortina para pia de cozinha xadrez
Por: Casa Aberta

4

tecido para cortina de pia de cozinha
Por: Sara Essex Bradley

5

cortinas prontas para pia de cozinha
Por: www.cantinhodagalega.com.br

6

fotos de cortina para pia de cozinha
Foto: Edu Castello/Casa e Jardim – Projeto: Arquiteta Kita Florido

7

cortina para pia de cozinha galinha
Imagem: Analia Artesanatos / Divulgação

8

cortina pia cozinha
Por: Patrick Ahearn Architect

9

pia de cozinha com cortina
Foto: Maíra Acayaba / Casa e Jardim – Projeto: Estúdio Superlimão

10

cortina de renda para pia de cozinha
Por: Ratinho Enxovais / Divulgação

11

cortinas modernas para pia de cozinha
Foto: www.arquitrecos.com / Divulgação

12

cozinha com cortina na pia
Imagem: Evelyn Müller/Casa e Jardim

13

cortina de pia de cozinha
Por: Arquiteta Claudia Mota

14

cortina de renda de galinha para pia de cozinha
Foto: Admirare Decorações / Divulgação

15

fotos de cortinas para pia de cozinha
Projeto: Designer de interiores Neza César

16

cortina para pia de cozinha feira em croche delicado
Por: Fernanda Fernandes Artes

17

cortina na pia da cozinha basica cinza
Imagem: elo7.com.br – Crochê Carioca / Divulgação

18

varao para cortina de pia de cozinha
Imagem: Cristiane Tristão

19

cortina de croche para pia de cozinha
Por: Tina Crochê

20

cortina de tecido para pia de cozinha
Por: Roda Sinhá – Saias e artesanatos em tecido

21

cortinas para pia cozinha
Imagem: Mara Porto / Comunidade MINHA CASA

22

ideias de cortina para pia de cozinha
Foto: Spike Powell/IPC Images

23

cortina de pia decorando cozinha em estilo rustico
Por: Our Town Plans

24

cortinas para pia da cozinha
Por: CROCHÊ CARIOCA

25

cortinas de pia de cozinha
Projeto: Arquiteto Mauricio Nóbrega

 

Finalizando…

cortinas para pia de cozinha em patchwork
Foto: www.anasinhana.com / Divulgação

A cortina para pia, sem duvidas, é um acessório de decoração bem simples, porem é bastante prática e útil no dia a dia, e se bem utilizada pode deixar qualquer ambiente muito mais interessante e atraente.

 

Com as dicas, sugestões e ideias que compartilhei com você nessa matéria, tenho certeza que você irá encontrar ou fazer uma bela cortina para pia da sua cozinha a fim de que ela fique ainda mais bonita e prática para receber visitas sem se preocupar ou simplesmente cozinhar com ainda mais prazer.

E se tiver qualquer duvida, pergunta ou sugestão sobre cortina para pia de cozinha deixe um comentário logo abaixo, ficarei feliz em ler e responder o quanto antes!

Abraço, até a próxima! 🙂



Dica Especial!

Você gostaria de decorar (ou re-decorar) a sua casa por conta própria, de maneira mais confiante e fácil, para que ela fique sempre confortável, bonita e do jeito que você gosta para poder relaxar e receber convidados com mais conforto e tranquilidade?

Se a sua resposta foi SIM, então essa dica é exatamente para você!

Convido você, a conhecer um ótimo (e didático) Curso de Decoração, onde mostra, em detalhes, como decorar e/ou reformar ambientes de uma casa de maneira fácil, correta e sem gastar muito!

Clique aqui e conheça agora todos os detalhes desse caprichado Curso de Decoração!

CONHECER CURSO DE DECORAÇÃO AGORA!


COMPARTILHE ESSE POST COM SEUS AMIGOS!

É rápido, fácil e eles vão amar!!
36 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 36 36 Flares ×


Cadastre seu email e receba dicas para decorar sua casa do Feito Decoração!

FIQUE POR DENTRO!

Cadastre seu e-mail abaixo para receber GRATUITAMENTE todas as atualizações do Feito Decoração!

Jamais divulgaremos seu e-mail.


2 comentários sobre “Cortina para Pia de Cozinha: 5 Dicas Cruciais + Fotos

    • Olá, Jéssica!

      Tudo bom sim! 🙂

      Recomendei um post do seu blog pois achei ele bem bacana e acredito que irá ajudar muita gente.

      Parabéns por criar e compartilhar com a gente o seu passo a passo de como fazer uma cortina para pia de cozinha, ficou muito bom!

      Seja sempre bem-vinda!

      Forte abraço!

Deixe um comentário

Oppa Design e Decoração


O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?