Receba dicas de decoração por e-mail.

Início » Quarto » Como Decorar Um Quarto Pequeno: 10 Truques + 35 Ideias

Como Decorar Um Quarto Pequeno: 10 Truques + 35 Ideias

Com imóveis cada vez menores, dicas de como decorar um quarto pequeno, nos ajudam e muito a otimizar o espaço e deixar o ambiente bonito.

PATROCINADO

A decoração não só ajuda a tornar o espaço agradável e aconchegante, como mostra a personalidade da pessoa e ainda pode ajudar a ganhar espaço.

Não é só porque você mora em uma casa ou apartamento pequeno, que seu quarto não pode ser bonito e confortável.

Acompanhe nossa matéria para ver várias dicas de como decorar quarto pequeno e transforme o espaço em um lugar ainda mais especial.

 

Domine os truques de como decorar um quarto pequeno

Seja em uma casa ou em um apartamento, existem muitas ideias, dicas e sugestões para te ajudar a decidir como decorar seu quarto pequeno.

Pensando nisso, listamos as melhores dicas para você fazer bonito e deixar seu quarto pequeno com a sua cara.

 

1. Abuse de tons claros

como decorar uma quarto pequeno
por: A+B Kasha

Cores escuras passam a impressão de que o quarto é menor, já as claras criam a sensação de que o cômodo é maior e mais bem iluminado.

Por isso, aposte no branco e em tons claros para fazer seu quarto parecer alguns centímetros maior.

Cores claras podem aparecer tanto nas paredes quanto nos móveis, roupas de cama e outros acessórios de destaque, como cortinas e tapetes.

Porém, isso não significa que o quarto todo deve ser de uma única cor, você pode escolher uma paleta de cores claras (diferente de branca) para evitar a monotonia.

 

2. Coloque um pouco de cor

como decorar meu quarto pequeno
Por: Luciane Mota

Seu quarto não precisa ser inteiro claro/neutro, é possível usar cores mais vibrantes ou marcantes em detalhes para trazer vida ao cômodo.

Você pode pintar uma parede de uma cor diferente, aplicar adesivo ou papel de parede com uma estampa bacana, mas cuidado para não escolher opções escuras demais.

Almofadas estampadas e outros objetos coloridos, como abajures, vasos, quadros, ajudam a dar um ar descontraído sem perder a sensação de amplitude causada pelas cores claras.

 

3. Cama com gavetas

Um dos grandes problemas de quartos pequenos é a falta de espaço para guardar roupas e outros itens.

As camas com gavetas embaixo garantem um bom espaço extra para guardar itens, evitando a bagunça.

Organização é tudo em um quarto pequeno, como não há muito espaço, qualquer coisa fora do lugar já parece bagunça e passa a sensação de ser um cômodo apertado.

Se você usar cabeceira, escolha um modelo que permita colocar objetos e quadros em cima dela e que tenha criado-mudo embutido (caso precise do criado-mudo).

 

4. Bicamas, beliches e treliches economizam espaço

como decorar um quarto pequeno com beliche
por: Arquiteto Jean Carlos Flores

Essa dica é para mães e pais que muitas vezes se perguntam como decorar um quarto muito pequeno para crianças.

É um desafio montar um quarto para os filhos quando o cômodo é pequeno, mas é possível otimizar espaços e móveis para que as crianças fiquem confortáveis no quarto.

Beliches e treliches são sempre uma boa opção, podem aparecer com design colorido e divertido e até trazer mesas e prateleiras embutidas para manter a organização e criar uma área de estudos.

Para os adolescentes, as bicamas tiram o ar infantil e ainda mantém um espaço extra para receber amigos.

 

5. Opte por móveis planejados ou multifuncionais

como decorar um quarto pequeno lindo
por: INT2 Architecture

Quem está buscando alternativas sobre como decorar um quarto pequeno não pode deixar de levar em consideração os móveis planejados ou multifuncionais.

Os planejados são fabricados para caber exatamente nas medidas do seu quarto, aproveitando cada cantinho e otimizando o espaço.

Já os multifuncionais são muito práticos e ajudam a manter a organização, pois tem duas ou mais funções.

 

6. Use prateleiras e nichos

como organizar e decorar um quarto pequeno
por: Bezamat Arquitetura

Com o uso de nichos e prateleiras você ganha espaço no cômodo e ajuda a manter tudo organizado, além de conseguir um lugar para personalizar o ambiente com fotos e livros favoritos.

Outro ponto positivo é que prateleiras são baratas e fáceis de instalar e ainda podem dar um toque de cor para o quarto.

 

7. Aproveite as paredes

Prateleiras e nichos são uma boa forma de otimizar o espaço disponível, mas é possível ganhar ainda mais espaço aproveitando as paredes.

Luminárias, por exemplo, podem ser instaladas diretamente na parede ou descendo do teto, para sobrar mais espaço no criado-mudo ou até dispensá-lo.

Já a TV pode aparecer direto na parede ou em um painel fixado nela, evitando a necessidade de outro móvel para colocar o aparelho.

Mas planeje onde colocar outros aparelhos ligados à TV, como videogames, DVD e aparelho da TV a cabo.

 

8. Use fotos e quadros

como decorar quarto pequeno classico
por: Mia Karlsson Interior Design

Fotos e quadros são ótimos objetos para deixar o quarto mais alegre e pessoal sem ocupar muito espaço, porque podem ser afixados nas paredes ou colocados em prateleiras, nichos, criado-mudo e até na cabeceira da cama.

As fotos com as pessoas e momentos especiais deixam o quarto pequeno com a cara do dono.

Bem como os quadros, que podem aparecer com pinturas e gravuras ou em versões mais modernas, com pôsteres com cenas, imagens ou frases de filmes, séries e músicas.

As molduras podem ser um detalhe/diferencial a mais na decoração.

 

9. Espelhos sempre funcionam

como decorar um quarto pequeno com pouco dinheiro
Por: Andressa Carrasqueira

Pode parecer uma dica batida, mas ela continua sendo verdadeira: espelhos ajudam a criar a sensação de que o espaço é maior.

Para ampliar um quarto você pode usar espelhos nas portas do armário, deixando espaço livre nas paredes para aplicar outras dicas de decoração.

Mas nada impede de colocar espelhos nas paredes, inclusive atrás da cabeceira da cama, que é um local bacana para esse item de decoração.

 

10. Não exagere

Por fim, se o seu quarto é pequeno não adianta tentar colocar muitos móveis – isso só vai dificultar a passagem e fazer o ambiente parecer ainda menor e mais apertado.

Cama, guarda-roupa, criado-mudo e mesa de trabalho são o básico para um quarto: não tente ir muito além em um espaço reduzido e dê preferência para móveis multifuncionais.

Organize os móveis possibilitando que você ande pelo quarto – deixe pelo menos 60 centímetros de cada lado da cama e em frente aos armários para boa circulação pelo cômodo.

Se você usa cama de solteiro, considere encostá-la na parede para ganhar um espaço extra.

 

35 formas e ideias de como decorar um quarto pequeno

 

Finalizando…

Gostou? Tenho certeza que com criatividade e nossas dicas de como decorar um quarto pequeno, você irá usar melhor o espaço e criar um quarto muito mais bonito.

E se você já decorou o seu quarto pequeno, e tem suas próprias dicas e ideias sobre como arrumar e decorar um quarto pequeno, deixe-as nos comentários!

Se quiser dicas mais específicas, recomendo que confira nossas outras matérias onde falamos mais sobre decoração de quarto de solteiro feminino, decoração de quarto de solteiro masculino, decoração de quarto de casal pequeno, entre outros.

Abraço, até a próxima!

PATROCINADO

Como Decorar Um Quarto Pequeno: 10 Truques + 35 Ideias
Média: 4 | Votos: 3

 

Você gostaria de decorar sua casa por conta própria, de maneira confiante e fácil?

Te convido a conhecer um didático Curso de Decoração, onde mostra, em detalhes, como decorar/reformar de maneira fácil, correta e sem gastar muito!

PATROCINADO

Deixe um comentário

2 × 3 =

FIQUE POR DENTRO!

Cadastre seu e-mail para receber GRATUITAMENTE as melhores dicas de decoração!

Jamais divulgaremos seu e-mail.

Pin It on Pinterest

Está gostando?

Então compartilhe também com seus amigos, eles vão gostar!