Receba dicas de decoração por e-mail.

7 Apartamentos Pequenos Decorados e Otimizados

miniatura do post apartamentos pequenos decorados e otimizados
12 Flares 12 Flares ×

Alguns apartamentos pequenos decorados nos servem como inspiração, deles podemos tirar ótimas ideias de decoração e design que podemos implementar na nossa casa para criar ambientes mais bem organizados, otimizados, confortáveis e que atenda todas as nossas necessidades.

Decorar um apartamento pequeno é sempre uma tarefa complicada de se fazer, por que os espaços são bem reduzidos e limitados, e não é qualquer móvel, cor e eletrodoméstico que valoriza ambientes pequenos, mas com um bom planejamento e algumas boas ideias, o seu apartamento pode sim, ficar fantástico, do jeito que você quer.

Continue lendo esse post, nele eu vou te mostrar várias fotos de apartamentos pequenos decorados que vai te dar muitas novas ideias, e também algumas sacadas interessantes que vai te ajudar a otimizar os ambientes de seu apartamento.

 

Apartamentos pequenos decorados

Aproveitar os espaços, tornar os cômodos mais práticos, confortáveis, com maior fluidez e gerar a sensação de ambientes maiores, são algumas das principais propostas usadas na decoração de cada um desses pequenos apartamentos. Confira!

Apartamento de 37 m²

Apartamento pequeno decorado de 37 m - foto com vista para sala jantar e cozinha
Foto: Cacá Bratke

Esse apartamento tem apenas 37 m², bem pequeno né? Ele foi decorado com bastante cor clara para dar a sensação de amplitude, e em algumas paredes foi possível usar cores mais fortes e vivas para dar mais vida aos ambientes.

O piso é de porcelanato e foi usado na casa toda. De cor clara e levemente refletiva, o piso também ajuda a dar mais amplitude e deixar os cômodos mais claros.

Também foram usadas portas de correr na entrada de alguns cômodos, como no quarto, ganhando assim mais alguns centímetros de espaço.

Planta baixa:

apartamento pequeno decorado de 37 m - planta
Imagem: Fábio Flaks

Veja mais fotos:

Fotos: Cacá Bratke – Projeto: Décio Navarro

 

Apartamento de 58 m²

Apartamento decorado pequeno de 58 m2
Foto: Levi Mendes Jr.

O branco predomina na decoração desse apartamento de 58 m², tanto no chão quanto nas paredes e no teto.

Para dar mais vida a esse apartamento pequeno, foi usado papel de parede de estampa floral no quarto e pastilhas de vidro colorida na cozinha e no banheiro.

Para ganhar mais espaço na cozinha, a geladeira foi substituída por um frigobar e freezer embutido abaixo da pia. No banheiro foi usado um grande espelho até o teto e um box com porta de correr.

Planta baixa:

Apartamento decorado pequeno de 58 m2 - planta baixa
Imagem: Alice Campoy

Veja mais fotos:

Fotos: Levi Mendes Jr.

 

Apartamento de 43 m²

Apartamento pequeno e bem decorado
Foto: Marcos Lima

Esse outro, é um apartamento pequeno decorado com gesso no teto e piso de madeira no chão, exceto nas áreas molhadas do imóvel, que foi utilizado o piso de porcelanato por ser mais resistente à umidade.

Alguns truques foram usados para valorizar os espaços do imóvel e dar mais amplitude, como a integração dos ambientes, o uso da cor branca no teto e cadeiras transparentes para mesa de jantar.

No quarto foi usado papel de parede com listras horizontais que gera a sensação de amplitude em ambientes estreitos, e na sala de estar foi usado um criado mudo grande que pode ser colocado dois pufes embaixo para usar quando precisar acomodar mais pessoas na sala.

Planta baixa:

Planta baixa de um apartamento pequeno e bem decorado de 43 m2
Imagem: Alice Campoy

Veja mais fotos:

Fotos: Marcos Lima

 

Apartamento de 60 m²

Apartamento pequeno decorado barato
Fotografia: Eduardo Aigner

Com decoração simples, mas bem aconchegante, esse é um modelo de apartamento pequeno decorado barato.

Na decoração foram usados alguns elementos rústicos como a mesa, cadeiras, aparador, cristaleira, banquinhos, que contrastaram perfeitamente com as cores claras das paredes, do teto e do piso.

Foi dado também alguns toques simples de personalidade nesse apartamento usando alguns objetos decorativos (baratos), como quadros, espelhos, papel de parede, tapetes, entre outros, e o resultado ficou muito bom!

Planta baixa:

Planta baixa - Apartamento pequeno decorado barato
Imagem: Alice Campoy

Veja mais fotos:

Fotos: Eduardo Aigner

 

Apartamento de 42 m²

Sala do apartamento pequeno decorado
Foto: Salvador Cordaro

A decoração desse apartamento foi feita de forma simples e econômica, buscando adicionar ao imóvel apenas o que é essencial.

Os móveis em geral são em tons neutros. Nos ambientes, o que traz cor e vida são os pequenos detalhes, como os objetos de decoração na sala de estar e nos nichos na parede perto da cozinha, as pastilhas de vidro na cozinha e no banheiro, o adesivo de parede no quarto, os travesseiros…

No quarto, para ganhar espaço, uma faixa grossa de tinta na parede dá destaque e se transforma em cabeceira para a cama.

Veja mais fotos:

Fotos: Salvador Cordaro

 

Mais um apartamento de 60 m²

Pequeno apartamento decorado
Foto de Andrea Marques

Na sala de estar desse apartamento foi usado um tom de cor suave nas paredes e nos móveis para que ficasse um ambiente claro. A cortina fina deixa a luz natural entrar no ambiente, iluminando e colaborando com a sensação de amplitude na sala.

Esse apartamento pequeno foi decorado com espelhos em vários lugares, na sala de jantar, em cima da cabeceira da cama do casal e no corredor do imóvel, gerando a sensação de ambientes bem maiores e modernos.

Planta baixa:

Planta baixa - Pequeno apartamento decorado

Veja mais fotos:

Fotos: Andrea Marques

 

Apartamento de 36 m²

Imagem de apartamento pequenos decorado
Foto: Marcos Lima

Para aproveitar ao máximo todos os espaços do imóvel, esse apartamento pequeno foi decorado com móveis planejados, uma solução inteligente quando se trata de espaços pequenos.

Na sala de jantar foi criado um banco com baú secreto para a mesa, que serve como banco na hora das refeições e também como um baú para guardar coisas que não são usadas com frequência. No quarto de casal também foi usada essa ideia, a cama box conta com um baú onde pode ser guardada cobertas, travesseiros, edredons, etc… economizando tempo e espaço. As portas do guarda roupa foram todas espelhadas e transformadas de porta de abrir para porta de correr.

O banheiro conta com um box de canto com porta de correr que também economiza bastante espaço da área.

Na lavanderia a tabua de passar roupa é dobrável e fica guardada dentro de uma caixa de MDF fixa na parede, ocupando pouquíssimo espaço.

Planta baixa:

Planta baixa - Imagens de apartamentos pequenos decorados

Veja mais fotos:

Fotos: Marcos Lima

 

Sempre devemos ter cuidado na hora de decorar um apartamento, principalmente se for pequeno, por que os espaços são limitados e se não usar a decoração ao seu favor o apartamento pode ficar muito carregado e apertado.

Uma dica é não exagerar nos objetos de decoração, principalmente nas paredes, outra boa dica é usar cores claras em tudo que puder, como paredes, piso, teto, móveis, etc, mas não se esqueça de dar vida aos ambientes com alguns pequenos detalhes coloridos.

E a dica mais importante, procure sempre manter a casa organizada.

 

Bom, espero que esses apartamentos pequenos decorados que listei acima te dê boas ideias e te ajude a decorar seu apartamento da melhor forma, aproveitando cada espaço e é claro, tornando-o mais confortável para você e para seus convidados.

Se você tiver alguma duvida ou sugestão, sinta-se livre para usar a área de comentários abaixo, e não esqueça de cadastrar seu e-mail na nossa lista para receber os novos posts que virão.

Abraço e até a próxima! 🙂



Dica Especial!

Você gostaria de decorar (ou re-decorar) a sua casa por conta própria, de maneira mais confiante e fácil, para que ela fique sempre confortável, bonita e do jeito que você gosta para poder relaxar e receber convidados com mais conforto e tranquilidade?

Se a sua resposta foi SIM, então essa dica é exatamente para você!

Convido você, a conhecer um ótimo (e didático) Curso de Decoração, onde mostra, em detalhes, como decorar e/ou reformar ambientes de uma casa de maneira fácil, correta e sem gastar muito!

Clique aqui e conheça agora todos os detalhes desse caprichado Curso de Decoração!

CONHECER CURSO DE DECORAÇÃO AGORA!


COMPARTILHE ESSE POST COM SEUS AMIGOS!

É rápido, fácil e eles vão amar!!
12 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 12 12 Flares ×


Cadastre seu email e receba dicas para decorar sua casa do Feito Decoração!

FIQUE POR DENTRO!

Cadastre seu e-mail abaixo para receber GRATUITAMENTE todas as atualizações do Feito Decoração!

Jamais divulgaremos seu e-mail.


30 comentários sobre “7 Apartamentos Pequenos Decorados e Otimizados

  1. Olá,

    amei tudo, já peguei várias ideias, que tentarei adaptar ao meu pouco espaço. Gostaria também de uma dica para quarto de casal, que é pequeno e a cama Queen, eu olho e não vejo como arrumar, mas sei que é possível, me ajude! 🙂
    Abç

    • Olá, Laura.

      Recomendo que você leia o post e vá anotando as dicas e ideias que mais te agradam e se encaixam no seu apartamento.

      Veja também as fotos e inspirações apresentadas no post para você ter mais ideias para decorar o seu pequeno AP.

      Se precisar volte aqui nesse post mais vezes para re-ler as dicas ou ver inspirações.

      Abraço e sucesso na sua decoração!

  2. Olá Boa Tarde,
    Adorei as dicas e me ajudará muito, para não deixar meu cantinho parecendo um carnaval . rs
    Você sabe me dizer , na sala do projeto apartamento 60m2 , qual foi a cor da tinta utilizada ?
    Obrigada e sucesso.

    • Olá, Silvia!

      Qual apartamento de 60 m² você se refere? O primeiro ou o ultimo do post?

      Espero que as dicas e inspirações te ajudem! 🙂

      Forte abraço, sucesso na sua decoração!

    • Olá, Rocha.

      Olha, não tem como eu te dar uma resposta concreta a sua pergunta, pois o valor do aluguel de um apartamento pequeno depende de vários fatores, como localização, tamanho, estado que se encontra o apê, etc.

      Recomendo que você pesquise bastante na internet e na cidade para comparar preços e qual vale mais a pena para você.

      Forte abraço!

  3. Olá adorei todas as suas dicas são ótimas, tenho uma duvida sera q pode me ajudar comprei um AP com os quartos bem qequenos, será q fica bom se eu por guarda roupas desses normais mesmo ou o planejado é indispensável , por motivo de economia mesmo pois estou montando todo AP de uma vez, ou c VC puder me indicar alguém q conheça com um preço bem legal te agradeço muito!!!

    • Olá, Shirley!

      Fico feliz em saber que gostou das dicas e sugestões! 🙂

      Já que os quartos são pequenos, eu recomendaria usar guardar roupas planejados, pois são feitos sob medida, dessa forma não se perde nenhum centímetro de espaço.

      Agora se você pretende economizar dinheiro, recomendo que use guarda roupas normais mesmo, esses que já vem prontos, pois geralmente saem mais em conta. Procure medir o espaço do quarto onde deseja colocar o guarda roupas, depois visite lojas de decoração em sua cidade e na internet em busca de guarda roupas com medidas mais próximas possível para que não desperdice muito espaço dos quartos.

      E lembre-se de comparar preços, qualidade dos produtos, etc, em sua cidade e na internet para saber se compensa mais adquirir guarda roupas planejados ou já prontos.

      Espero que te ajude de alguma forma.

      Abraços e sucesso na sua decoração!

    • Olá, Liliana!

      Segue abaixo, em ordem, de cima para baixo, como foi feito nesse post, os apartamentos e os responsáveis pelo projeto de cada um:

      Apartamento de 37 m² – Projeto por: Décio Navarro
      Apartamento de 58 m² – Projeto por: Cristiane Dilly
      Apartamento de 43 m² – Projeto por: Erika Mello e Renato Andrade
      Apartamento de 60 m² – Projeto por: Não sei informar.
      Apartamento de 42 m² – Projeto por: Cristiane Dilly
      Outro apartamento de 60 m² – Projeto por: Luiz Fernando Grabowsky
      Apartamento de 36 m² – Projeto por: Marina Barotti

      Todos os apartamentos pequenos decorados listados acima foram projetados com muito bom gosto, praticidade e conforto!

      Espero que as informações te ajude.

      Abraço e sucesso na sua decoração! 🙂

    • Olá Cleonice,

      fico feliz por saber que você gostou, realmente esses apartamentos pequenos estão muito bem decorados, são ótimas inspirações!

      Volte sempre!

      Abraços!!! 🙂

  4. Oi adorei suas dicas.Tenho um apartamento de 45 metros quadrados e vou começar a reformar.Tenho muita dúvida em qual é a melhor posição dos moveis para a sala e tambem em relação a disposicao dos moveis na cozinha pois ela é integrada com a lavanderia e é muito pequena.VC pode me dar umas dicas. Obrigada. Ana.

    • Olá Ana,

      não existe uma receita pronta para fazer a disposição dos móveis em um cômodo, você apenas precisa se atentar a algumas coisas, como:

      Evite colocar móveis demais ou desnecessários, pois deixa o ambiente confuso e sobrecarregado.

      Lembre de deixar um bom espaço entre os móveis e corredores de circulação (de no minimo 60 cm), assim você terá espaço livre para circulação no ambiente.

      Evite colocar móveis grandes demais para o espaço, assim não ficaram tomando a frente das portas de outros cômodos do apartamento (Escolha móveis proporcionais ao tamanho do cômodo, nem grandes e nem pequenos demais.).

      Agora, para criar uma separação sutil entre a cozinha e a lavanderia, você pode usar uma porta de vidro temperado transparente (ou jateado, se quiser esconder um pouco a lavanderia), como foi feito no “Apartamento de 60 m²” e no “Apartamento de 36 m²” que mostrei nesse mesmo post. ( Dá uma olhada lá! 🙂 )

      Ou pode apenas colocar um piso diferente (de outra cor ou material) na lavanderia para fazer uma demarcação que divida sutilmente os dois ambientes, pelo piso.

      Espero que as dicas te ajude de alguma forma.

      Abraços e sucesso na sua decoração! 🙂

  5. olá gostei muito do piso de madeira escuro do 4 apartamento o de 43 m, qual a tonalidade? e o fornecedor, e a marca? meu apartamento tem 65 m e penso em contrastar o piso com tons claros e teto com gesso no restante do apartamento.
    grata

    • Olá Renata,

      seu apartamento vai ficar incrível, parabéns!

      Olha, eu não sei exatamente qual o tom do piso de madeira do pequeno apartamento de 43 m², mas deve ser um tom mais escuro como por exemplo, tabaco ou cappuccino.

      Infelizmente não sei a marca nem fornecedor daquele piso.

      Abraços!!

  6. Olá, adorei as dicas, mas se puder me a ajudar com uma dúvida, ficarei muito grata. Comprei um apartamento de 60m, estou na dúvida entre sofá bege ou marrom, e o piso é porcelanato creme, qual combina mais?

    • Olá Suellen,

      fico feliz em saber que gostou do post! 🙂

      Suellen, é um pouco difícil te dar a resposta exata, pois existem vários tons de creme, e eu não sei exatamente qual é o do seu piso, mas na minha opinião, o sofá na cor marrom seria melhor opção do que bege, pois é mais escuro e criará um contraste bem mais bacana com o piso creme.

      Espero ter te ajudado de alguma forma.

      Abraços e sucesso na sua decoração! 🙂

  7. Olá,
    Gostaria de parabenizar os profissionais que conseguiram fazer um trabalho maravilhoso, transformando espaços tão pequenos em ambientes lindos, aconchegantes e com muito charme!!! Parabéns à equipe e obrigada pelas dicas!

    • Olá, Sandra Oliveria Costa,

      realmente, os apartamentos pequenos foram muito bem decorados de forma bastante eficaz, funcional e bonita!

      Abração! 🙂 🙂 🙂

  8. Parabéns pelas dicas!
    Gostaria muito de saber o nome do responsável pelo projeto do apartamento de 36m2 (o último da reportagem), já que estou procurando um bom profissional para me ajudar com um flat de dimensões semelhantes.
    Obrigada! Aguardo contato,

  9. Tenho lido várias publicações neste espaço. As dicas e ideias postadas aqui são interessantes e convincentes!
    Então, por gentileza, solicito tua opinião para revestimento do piso de um apartamento de 36,40m² (!!!) cujos espaços são:
    2 quartos – 2,40 x 3.05 m² cada
    sala – 2,40 x 4,94 m²
    banheiro – 1,20 x 2,04 m²
    circulação – 1 x 1,20
    cozinha e área de serviço – 1,60 x 3,90 m²
    Aceito sugestões quanto a cores e materiais a serem usados.
    1.Tudo em porcelanato?
    2.Laminado apenas nos quartos?
    3.Laminado na sala e quartos?
    Muito agradecido.

    • Olá Vécio, fico feliz por sua visita aqui e por estar gostando do conteúdo!! 🙂

      Sobre os revestimentos para seu apartamento, tenho algumas sugestões:

      Quartos e sala: Use laminado, assim eles ficarão mais aconchegantes e confortáveis para descanso, pois a madeira proporciona maior aconchego do que os outros materiais como a cerâmica, que é um material frio.

      Dica: Por ser um apartamento pequeno, a integração feita pelo piso (usar o mesmo tipo de piso, na mesma nivelação, nos quartos e na sala), gera continuidade pelos cômodos, dando a sensação que o apartamento é maior.

      Outra dica: Escolha o laminado em uma cor mais clara, assim dará amplitude aos cômodos. Evite laminados escuros em ambientes pequenos.

      Cozinha, banheiro e área de serviço: Use cerâmica ou porcelanato, pois esses ambientes são os chamados “ambientes molhados”, e requer um revestimento de piso mais resistente contra infiltrações de água e resíduos como óleo e produtos químicos.

      Dica: Você pode usar o mesmo piso na cozinha e na área de serviço integrando-os. No banheiro procure usar um piso levemente diferente do qual você usou na cozinha, para diferenciar um espaço do outro, pois eles tem funções TOTALMENTE diferentes.

      Outra dica: Prefira pisos retificados, principalmente na cozinha, pois eles juntam menas sujeira por ter pouca área de rejunte aparente.

      Aqui tem mais dicas sobre pisos para cozinha, acesse: Dicas de piso para cozinha.

      Mais uma dica: Na cozinha, banheiro e área de serviço prefira pisos claros (como branco, off white, etc…), pois ampliam o espaço e combinam com tudo.

      Circulação: Se a circulação do apartamento estiver junto a sala de estar e de modo que não molhe (por estar próxima também ao banheiro e cozinha), você pode usar laminado também (o mesmo que usou nos quartos e sala) para dar continuidade e um efeito bonito no apartamento.

      Dica: Caso a circulação do apartamento seja um local onde molhará facilmente, é melhor usar o mesmo piso que usou na cozinha (cerâmica ou porcelanato, ou outro de sua preferência)!

      Dica Extra: Peça para fazer o piso do apartamento todo no mesmo nível de altura, assim ficará mais harmônico e levemente integrado os ambientes, e ficará visualmente mais bonito. É preciso um bom planejamento!

      Dica Rápida: Sempre escolha pisos, matérias e profissionais de obra de qualidade, assim, com o piso, materiais e mão de obra profissional de qualidade, o piso do seu apartamento durará anos e mais anos.

      Bom, essa é minha visão sobre o assunto e um pouco do meu gosto e estilo.

      Você pode pegar como referencia e adaptar aos seus gostos, estilo e necessidades.

      Aconselho que pesquise mais um pouco, assim adquirirá mais conhecimento e fará um planejamento mais bem estruturado para sua obra.

      Espero que te ajude de alguma forma!

      Abraços!!

Deixe um comentário

Oppa Design e Decoração


O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?